8 benefícios para a saúde do repolho

Benefícios do repolho pode não ser o vegetal mais atraente, mas é cheio de benefícios nutricionais que podem mantê-lo forte e saudável.

Desde estimular o sistema imunológico até melhorar a digestão (às vezes com resultados embaraçosos), o repolho e seus benefícios à saúde merecem um lugar à sua mesa.

Este vegetal verde folhoso comum vem em uma variedade de cores, formas e tamanhos que você pode usar para sopas, saladas, sanduíches e muito mais.

Coma cru ou frito para obter o máximo benefício. Encontre-o fermentado em alimentos saudáveis ​​para o intestino, como chucrute e kimchi – ou picado em salada de repolho para uma solução rápida.

“Repolho é bom para você. É um daqueles alimentos que tem um sabor melhor do que parece e tem ainda mais valor nutricional do que as pessoas esperam”, diz a nutricionista. “Além disso, é versátil, acessível e fácil de encontrar.”

Nutricionista explora os benefícios de comer repolho e como isso pode melhorar sua saúde.

8 benefícios do repolho para a saúde

Muitas pessoas reconhecem o repolho por sua abundância de fibras, vitaminas e minerais. Uma xícara de repolho verde cru picado tem apenas 22 calorias e fornece:

  • 54% do valor diário recomendado de vitamina C.
  • 85% do valor diário recomendado de vitamina K.
  • Mais de 2 gramas de fibra.
  • 1 grama de proteína.

“O repolho também é um alimento rico em potássio, que pode ajudar a baixar a pressão alta”, diz a Nutricionista. “Quanto mais aprendemos sobre o repolho, melhor ele promete ser.”

A pesquisa mostra que vegetais de folhas verdes, em geral, são bons para você, mas precisamos de mais estudos para entender como o repolho afeta especificamente seu corpo.

Nutricionista diz que muitas pessoas acreditam que o valor nutricional do repolho significa que ele pode ter qualquer um dos seguintes benefícios.

1. Combate a inflamação

Alguns dos benefícios do repolho para a saúde são devidos às antocianinas, que são antioxidantes naturais.

As antocianinas não apenas adicionam cor às suas frutas (pense em mirtilos) e vegetais, mas também podem reduzir a inflamação.

A inflamação crônica (inchaço prolongado) está associada a doenças cardíacas, câncer, artrite reumatóide e muitas outras condições médicas.

Em estudos com animais, as antocianinas demonstraram ajudar a controlar a inflamação.

Precisamos de mais pesquisas, mas um pequeno estudo em humanos mostrou que aqueles que comiam mais vegetais crucíferos tinham níveis de inflamação muito mais baixos do que aqueles que comiam menos.

2. Mantém você forte

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, faz muito trabalho para o seu corpo. Ajuda a produzir colágeno e fortalece o sistema imunológico.

Também ajuda seu corpo a absorver o ferro de alimentos à base de plantas.

3. Melhora a digestão

Repleto de fitoesteróis (esteróis vegetais) e fibras insolúveis, o repolho pode ajudar a manter o sistema digestivo saudável e os movimentos intestinais regulares.

Ele alimenta as boas bactérias em seu intestino que protegem seu sistema imunológico e produzem nutrientes essenciais.

Isso é especialmente verdadeiro quando você come repolho fermentado com kimchi ou chucrute.

“O repolho pode ajudá-lo a se manter regular”, diz Nutricionista. “Também pode ajudar a apoiar a perda de peso segura e saudável.”

A fibra é um carboidrato não digerível ou absorvido, por isso adiciona volume às refeições e ocupa espaço em sua barriga, fazendo com que você se encha mais rápido e por mais tempo sem ingerir carboidratos que está absorvendo.

4. Protege seu coração

As antocianinas encontradas no repolho ajudam mais do que a inflamação. A pesquisa sugere que eles aumentam os benefícios do repolho para a saúde, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Os cientistas encontraram 36 tipos diferentes de antocianinas no repolho, o que pode torná-lo uma excelente opção para a saúde cardiovascular.

5. Reduz a pressão arterial

O potássio é um mineral e eletrólito que ajuda o corpo a controlar a pressão arterial. Uma xícara de repolho roxo pode fornecer uma quantidade saudável de potássio – até 6% do valor diário recomendado.

Isso pode ajudar a diminuir a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

6. Reduz o colesterol um dos ótimos benefícios do repolho

Muito colesterol “ruim”, ou colesterol LDL, pode causar problemas cardíacos se acumular nas artérias.

O repolho contém duas substâncias – fibras e fitoesteróis (esteróis vegetais) – que competem com o colesterol para ser absorvido pelo sistema digestivo.

Eles acabam reduzindo seus níveis de colesterol ruim e melhorando sua saúde.

7. Mantém a saúde óssea e a coagulação sanguínea saudável

A vitamina K é essencial para o seu bem-estar. Sem ele, você correria o risco de desenvolver doenças ósseas como a osteoporose e seu sangue não seria capaz de coagular adequadamente.

Entre no repolho, uma grande fonte de vitamina K. Uma xícara fornece 85% do valor diário recomendado.

“A vitamina K ajuda a manter nossos ossos fortes e nossa coagulação sanguínea”, diz Nutricionista.

“O repolho pode lhe dar o impulso necessário para garantir que seus níveis sejam adequados e que seu corpo permaneça protegido contra doenças e enfermidades.

E você nem precisa comer tanto repolho para obter grandes benefícios à saúde.”

8. Mantém o câncer sob controle

Os primeiros estudos em animais sugerem que os vegetais de folhas verdes, como o repolho, possuem fitoquímicos que podem ajudar a proteger contra o câncer.

Eles contêm antioxidantes e compostos vegetais como glucosinolatos.

Esses produtos químicos contendo enxofre se decompõem durante o processo digestivo em substâncias que podem ajudar a combater as células cancerígenas e eliminá-las do corpo.

Quais são os efeitos colaterais de comer repolho?

Animado para adicionar mais repolho à sua dieta? Só tome cuidado para não exagerar.

Para maximizar seus benefícios para a saúde, aumente a ingestão de repolho lentamente e permita que seu corpo se ajuste.

Além disso, mantenha-se hidratado para reduzir a constipação, que pode causar excesso de gases.

O repolho pode não ser a melhor escolha para uma noite romântica, pois comer demais pode causar diarreia, flatulência ou desconforto abdominal.

Ele também contém substâncias que podem interferir com medicamentos como anticoagulantes ou causar hipotireoidismo, uma condição em que sua tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente e faz com que seu metabolismo diminua.

Na maioria dos casos, você pode evitar efeitos colaterais comendo repolho como parte de uma dieta saudável.

Fale com o seu médico se tiver sintomas ou tiver alguma preocupação.

Quais são os tipos de repolho?

O repolho pertence à espécie de vegetal Brassica oleracea, juntamente com brócolis, couve-flor, couve e couve de Bruxelas.

O tipo mais comum é o repolho verde. Mas existem centenas de outras variedades em tons de vermelho, branco e roxo, com uma variedade de texturas e tamanhos.

Algumas formas de repolho têm sabores sutis e delicados, enquanto outras têm um sabor apimentado. A nutrição do repolho vem de tipos como:

  • Bok choy (e baby bok choy), com folhas saindo de um caule central.
  • Couves de Bruxelas, pequenos repolhos redondos que crescem em um caule grosso.
  • Repolho verde (repolho de bala de canhão), que tem folhas lisas bem compactadas e uma cabeça firme que pode crescer quase tão grande quanto uma bola de basquete.
  • Repolho rei de janeiro, um repolho gloriosamente vibrante com folhas verdes e roxas.
  • Couve, com folhas verde-escuras enrugadas saindo de um caule central.
  • Repolho Napa (repolho chinês ou aipo), que tem folhas longas e verdes claras em um caule branco e grosso.
  • Repolho roxo, um repolho arredondado e de cor vermelha que é especialmente nutritivo e geralmente menor que o repolho verde.
  • Couve-lombarda, um repolho crespo com folhas frouxamente espetadas e eriçadas.

Aproveite os benefícios saudáveis ​​do repolho

O repolho é um vegetal versátil, acessível, amplamente disponível e fácil de preparar.

Guarde-o inteiro bem lavado na geladeira até a hora de comê-lo, recomenda Nutricionista.

E quando estiver pronto, não demorará muito para encontrar receitas fáceis de repolho que adicionam um toque (saudável) à sua dieta e cor ao seu prato .

Sobre o Autor

Adriana Oliveira
Adriana Oliveira

Fundadora | Mulherfitness.com.br | Autora | Blogueira | Escritora sobre desenvolvimento pessoal, saúde, exercícios e receita [ꜱᴀɪʙᴀ ᴍᴀɪꜱ]

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.