Dieta do fígado gorduroso. Todos nós devemos ter ouvido falar sobre o acúmulo de gordura em nosso corpo que aumenta o peso. Mas você já ouviu falar de fígado gorduroso?
A proliferação de gordura no fígado provoca um fígado gorduroso e é causada por vários motivos: abuso de álcool, genética ou estilo de vida pouco saudável.
Seguindo uma dieta de fígado gorduroso, você pode lidar com esse problema de saúde antes que se torne fatal.
Embora existam vários sintomas, é necessário estar atento aos primeiros sinais de um fígado gordo.
Continue lendo para saber como fazer mudanças específicas em seu estilo de vida podem trazer mudanças positivas para sua saúde.
Alimentos a serem incluídos em seu cardápio de dieta diária para fígado gordo:
Alguns dos primeiros sintomas de um fígado gorduroso são indigestão, cabelos grisalhos prematuros, mau hálito, inchaço.
Apresentamos uma lista de alguns dos alimentos que você pode incluir em sua dieta para ter um fígado saudável.
1. Farinha de aveia:
A fibra dietética e os ácidos graxos ômega-3 da aveia a tornam um dos alimentos populares para perda de peso.
Além disso, você poderá perder o excesso de gordura, o que ajuda a reverter a NAFLD consumindo aveia regularmente.
Você pode preparar farinha de aveia com uma pitada de sal e iogurte ou com leite e mel. Se você quiser consumir aveia no almoço, pode preparar com vegetais como cenoura, brócolis e cogumelos.
2. Alho:
O alho é um ingrediente comum que você pode encontrar em todas as famílias indianas e é considerado um superalimento.
Ajuda a protegê-lo de várias doenças, incluindo fígado gorduroso alcoólico e não alcoólico, porque tem um potente antioxidante chamado alicina.
Além disso, ajuda a reduzir a massa de gordura em seu corpo, eliminando as toxinas e reduzindo a inflamação.
Embora seja melhor consumir alho cru de manhã, você pode adicioná-lo às sopas, saladas e salteados, se preferir.
3. Café:
Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo é o Café, que exerce papel hepatoprotetor e tem efeitos estimulantes.
Além disso, o café pode oferecer efeitos protetores contra a disfunção hepática, de acordo com um estudo realizado em homens japoneses de meia-idade.
Portanto, consumir duas a três xícaras de café por dia é a dosagem perfeita para um fígado saudável.
4. Peixes gordurosos:
O peixe gorduroso é carregado com ácidos graxos ômega-3, é um dos melhores alimentos para curar o fígado gorduroso que restaura a proporção de ômega-3 para ômega-6 aos níveis normais, induzindo perda de peso e reduz a inflamação.
Além disso, consumir peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 pode ser a melhor maneira de tratar NAFLD e NASH, ajudando a reduzir a gordura no fígado.
Alguns dos peixes gordurosos que você pode consumir e que reduzem a gordura no fígado são o salmão selvagem, a carpa prateada, a cavala e a hilsa.
5. Azeite:
O azeite de oliva é outro melhor alimento para o fígado gordo, que estimula o metabolismo da glicose, aumenta a sensibilidade à glicose e melhora com eficiência o perfil lipídico do sangue.
Além disso, os ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite de oliva ajudam a melhorar a condição dos pacientes que sofrem de DHGNA.
Você pode usar azeite de oliva para preparar vegetais fritos, molhos para salada, assados e assados. Usar quatro a cinco colheres de sopa de azeite por dia pode ser útil.
6. Grãos integrais:
Os grãos integrais ajudam a reduzir o colesterol e a eliminar gordura, uma vez que são fontes ricas em fibra alimentar.
Você pode se proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica consumindo grãos inteiros, como amaranto, quinua, arroz integral, cevada, centeio, etc., regularmente.
Duas a três porções de grãos inteiros por dia podem ser muito benéficas para o seu fígado gordo.
7. Bagas:
Mirtilos, framboesas e cranberries podem ajudar a proteger o fígado contra danos, uma vez que contém antioxidantes chamados polifenóis.
Obesidade e colesterol alto andam de mãos dadas com doença hepática gordurosa não alcoólica; você pode estimular o sistema imunológico consumindo frutas vermelhas regularmente.
8. Noz:
As nozes são uma grande fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes, de acordo com pesquisas científicas.
Além disso, ajudam a aumentar a sensibilidade à insulina, reduzem a inflamação por meio da diminuição dos triglicerídeos hepáticos.
Além disso, as nozes ajudam a reduzir o acúmulo de gordura hepática em outro estudo de cientistas franceses. Você pode adicionar nozes aos seus smoothies ou aveia e consumi-los regularmente.
9. Abacates:
O abacate é uma das frutas gordurosas, porém saudáveis, que pode ser muito benéfica para a saúde. É preenchido com ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) e é amanteigado e de sabor suave.
Os MUFAs ajudam a aumentar o colesterol bom, diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue, o que ajuda a reduzir a inflamação e o ganho de peso induzido pela inflamação.
Além disso, a gordura no fígado diminui quando você perde peso em geral. Portanto, perca peso consumindo uma quantidade saudável de abacates.
10. Chá Verde
O chá verde é mais uma bebida que auxilia na perda de peso e também é consumido em todo o mundo.
Além disso, ajuda a diminuir o nível de enzimas hepáticas presentes em pacientes com DHGNA, reduzindo a inflamação hepática e a redução da gordura no fígado, pois o chá verde é um depósito de antioxidantes.
Você pode se livrar do excesso de gordura bebendo de três a quatro xícaras de chá verde.
11. Vegetais:
Nutricionistas e médicos recomendam consumir frutas e vegetais frescos para manter um corpo saudável.
Além disso, o consumo regular de vegetais e frutas frescas ajudará a reduzir a gordura no fígado, reduzindo o percentual de gordura.
Obtenha os benefícios para a saúde de diferentes tipos de nutrientes encontrados em cada alimento, incluindo várias frutas e vegetais coloridos em sua dieta.
Você pode perder algum peso e ajudar a recuperação do fígado consumindo três frutas diferentes e quatro porções de cinco frutas diferentes por dia.
12. Leite:
O leite é uma parte integrante de todos os lares, e os usamos de uma forma ou de outra.
De acordo com um estudo realizado em ratos em 2016, consumir laticínios protegerá seu fígado de maiores danos, uma vez que possui grandes quantidades de proteína de soro de leite.
13. Toranja:
Foi constatado que a toranja aumenta a imunidade, pois é uma fonte rica em antioxidantes. Naringina são os principais antioxidantes que protegem as células do fígado e reduzem a inflamação, protegendo o fígado de lesões.
Além disso, esses compostos presentes na toranja atuam como uma ferramenta na luta contra a NAFLD, aumentando as enzimas que ajudam a queimar gordura no fígado.
14. Brócolis:
O brócolis é um vegetal crucífero que possui grandes quantidades de antioxidantes. Portanto, ajuda a eliminar todas as toxinas do corpo quando consumido regularmente.
Além disso, de acordo com os cientistas, ele protege a saúde do fígado diminuindo os triglicerídeos e macrófagos hepáticos.
Portanto, você pode prevenir a deterioração do fígado gorduroso se consumir uma pequena xícara de Brócolis grelhado ou escaldado.
15. Cúrcuma:
A cúrcuma tem um efeito hepatoprotetor devido ao agente bioativo primário chamado curcumina.
Melhora o metabolismo lipídico e a sensibilidade à insulina, reduz a inflamação, minimiza o estresse oxidativo, protegendo assim o fígado de lesões ou doenças hepáticas.
16. Soja:
A proteína de soja é outra boa adição à dieta gordurosa do fígado com antioxidantes chamados isoflavonas, que reduzem os níveis de gordura no corpo e melhoram a sensibilidade à insulina.
Além disso, a soja e a proteína do soro do leite contêm nutrientes que reduzem o acúmulo de gordura no fígado, conforme estudo realizado em 2019.
Alimentos que você deve evitar com sua refeição diária para fígado gorduroso:
Com todos os alimentos mencionados na seção acima, aqui estão alguns alimentos a evitar quando você tem fígado gorduroso. Vamos examinar a lista:
1. Álcool:
Quem quiser proteger o fígado de qualquer dano, reduzir o consumo de álcool ou eliminá-lo da dieta é necessário.
2. Açúcar:
Embora o açúcar vicie, ele contribui para a resistência à insulina, resultando em ganho de peso. Esse ganho de peso pode levar à NAFLD se você não controlar o consumo de açúcar.
3. Carne vermelha:
Você está arriscando sua saúde cardiovascular ao aumentar o colesterol LDL e os triglicerídeos ao consumir quantidades excessivas de carne vermelha.
4. Refrigerante:
O risco de desenvolver fígado gorduroso e ser obeso aumenta quando você consome refrigerantes, pois eles são cheios de açúcar.
5. Gorduras trans:
Se você é fã de frituras, biscoitos, biscoitos, lembre-se de que está consumindo gorduras trans.
O risco de NAFLD, diabetes, obesidade aumenta dez vezes quando você consome alimentos com gorduras trans.
6. Pão Branco:
O acúmulo de gordura ocorre quando você consome pão branco, pois seu índice glicêmico é alto, fazendo com que você consuma mais sem saber, levando ao fígado gorduroso.
7. Sal: Dieta do fígado gorduroso
O sal, quando consumido em excesso, pode prejudicar o metabolismo da glicose, obesidade, esteatose hepática e diabetes, causando retenção de água.
Portanto, se você deseja proteger seu fígado, use apenas quantidades mínimas de sal.
Como faço para mudar meu estilo de vida para um fígado mais saudável?
Embora as mudanças na alimentação sejam a chave para proteger o fígado, algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a manter a saúde do fígado.
- Certifique-se de que está ativo e, ao mesmo tempo, inclui exercícios regulares em sua rotina diária.
- Tente manter um peso saudável, o que ajuda não apenas a reduzir, mas a controlar seus sintomas de forma eficiente.
- Tente incorporar uma estação de trabalho em pé.
- Comece sua manhã com alongamentos.
- Ande em uma esteira enquanto assiste televisão.
- Evite o elevador e suba as escadas.
- Adquira hobbies como jardinagem.
Amostra de plano de dieta de fígado gorduroso para um dia:
Como visto acima, fazer alterações em sua dieta pode evitar que o fígado gorduroso se deteriore ainda mais.
Portanto, apresentamos uma amostra simples de um dia para uma dieta de fígado gorduroso:
Café da manhã:
- uma xícara de aveia com uma banana fatiada e manteiga de amêndoa.
- Use leite desnatado ou desnatado para preparar uma xícara de café.
Almoço:
- Frango grelhado – 3 onças.
- Molho de azeite e vinagre balsâmico em uma salada de espinafre.
- Uma pequena batata (assada).
- Uma xícara de vegetais cozidos de sua escolha.
- Uma maçã.
- Um copo de leite.
Lanche:
- Maçãs fatiadas com uma colher de sopa de manteiga de amendoim.
Jantar:
- Salmão grelhado – 3 onças.
- Salada de feijão misto.
- Uma xícara de brócolis fervido.
- Uma xícara de frutas.
- Um copo de leite.
- Um rolo de grãos inteiros.
As informações que fornecemos neste artigo sobre os alimentos que você precisa comer, alimentos a evitar e uma dieta gordurosa do fígado não são úteis apenas na prevenção do acúmulo de gordura no fígado e afetam positivamente toda a sua saúde.
Você poderá proteger seu fígado e melhorar sua qualidade de vida fazendo as mudanças na dieta mencionadas neste artigo.
Não se esqueça de nos informar se este artigo foi útil e compartilhá-lo com seus amigos.
Isenção de responsabilidade: o conteúdo fornecido neste artigo é apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico.
É aconselhável consultar seu médico antes de começar qualquer coisa nova. O site não se responsabiliza pelos efeitos que possa ter no seu corpo. Com a dieta do fígado gorduroso
Sobre o Autor
0 Comentários