Você sabe o que e a dieta do mediterraneo? É um termo genérico baseado nos hábitos alimentares tradicionais dos países ribeirinhos do Mar Mediterrâneo.
Não existe uma dieta mediterrânea padrão. Pelo menos 16 países fazem fronteira com o Mediterrâneo.
Os estilos alimentares variam entre esses países e até mesmo entre as regiões de cada país devido a diferenças culturais, étnicas, religiosas, econômicas, geográficas e de produção agrícola. No entanto, existem alguns fatores comuns.
Uma dieta de estilo mediterrâneo geralmente inclui:
- abundância de frutas, legumes, pão e outros grãos, batatas, feijões, nozes e sementes;
- azeite como fonte primária de gordura; e
- laticínios, ovos, peixes e aves em quantidades baixas a moderadas.
Peixes e aves são mais comuns do que a carne vermelha nesta dieta. Também se concentra em alimentos vegetais minimamente processados.
O vinho pode ser consumido em quantidades baixas a moderadas, geralmente com as refeições. A fruta é uma sobremesa comum em vez de doces.
A dieta do mediterraneo é uma maneira saudável de comer?
Ano após ano, a dieta mediterrânea aparece no topo do ranking anual das melhores dietas baseada em uma alimentação saudável.
Um painel de especialistas avalia vários planos alimentares e dietas populares com base em critérios que incluem quão saudáveis são, quão bem funcionam e quão fáceis são de seguir.
A dieta mediterrânea também é apontada como uma das mais saudáveis por muitas organizações de saúde e nutricionistas. Então, faz jus à sua boa reputação?
A nutricionista recomenda uma dieta de estilo mediterrâneo?
Sim. Uma dieta de estilo mediterrâneo pode ajudá-lo a alcançar as recomendações da nutricionista para um padrão alimentar saudável que:
- enfatiza hortaliças, frutas, grãos integrais, feijões e leguminosas;
- inclui produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura, peixe, aves, óleos vegetais não tropicais e nozes; e
- limita açúcares adicionados, bebidas açucaradas, sódio, alimentos altamente processados, carboidratos refinados, gorduras saturadas e carnes gordurosas ou processadas.
Esse estilo de alimentação pode desempenhar um papel importante na prevenção de doenças cardíacas e derrames e na redução de fatores de risco como obesidade, diabetes, colesterol alto e pressão alta.
Há alguma evidência de que uma dieta mediterrânea rica em azeite virgem pode ajudar o corpo a remover o excesso de colesterol das artérias e manter os vasos sanguíneos abertos.
E quanto a outras dietas populares?
Você pode ter ouvido falar sobre dietas populares como paleo, cetogênica (ou ceto), a dieta Atkins, também pode ser uma ótima alternativa.
Lembre-se de que nem todas as dietas da moda atendem aos critérios científicos da AHA para um padrão alimentar saudável.
Alguns mostram resultados dramáticos, mas de curto prazo, e não são saudáveis para o coração.
A dieta DASH, é outro plano alimentar que se alinha com as recomendações da nutricionista e provou melhorar a saúde.
A dieta DASH permite mais produtos lácteos e carne, enquanto a dieta mediterrânea inclui o uso regular de azeite.
Uma dieta baseada em vegetais, vegetariana ou vegana também pode ser uma maneira saudável de comer.
O mais importante é focar na qualidade geral de sua dieta, em vez de nutrientes ou alimentos isolados.
Tente incluir alimentos mais ricos em nutrientes, como vegetais, frutas, legumes e proteínas magras.
Limite os alimentos que oferecem muitas calorias, mas pouco valor nutricional.
Quais são os outros benefícios de uma dieta do mediterraneo saudável?
O que você come afeta muitos aspectos de sua saúde geral, incluindo a saúde do cérebro.
Uma dieta del mediterráneo saudável pode melhorar sua capacidade de pensar, lembrar e processar informações à medida que envelhece.
Em um estudo, os comedores mais saudáveis aos 50 anos tiveram um risco quase 90% menor de demência em comparação com aqueles que tiveram dietas menos saudáveis.
As dietas mediterrânea e DASH comprovadamente aumentam a saúde do cérebro, bem como melhoram a saúde do coração.
Sobre o Autor
0 Comentários