Os benefícios do gengibre. Parece haver opções de bebidas saudáveis em todos os lugares que você olha – pense em smoothies, kombucha e água de coco.
Mas que tal uma dose de gengibre? A popular bebida de bem-estar pode ajudar na digestão, estimular o sistema imunológico e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Os shots de gengibre são normalmente feitos com raiz de gengibre que é prensada em um suco ou misturada em um líquido com sucos de laranja ou limão.
“O gengibre fresco pode ser picante quando consumido”, diz a nutricionista. “Então, normalmente, outras bebidas são adicionadas para torná-lo mais palatável e evitar o refluxo gástrico.”
E muitas doses de gengibre, que podem ser compradas na maioria das lojas ou online, podem conter outros ingredientes como açafrão, echinacea e probióticos para aumentar a quantidade de benefícios que você pode obter.
“A cúrcuma é outro alimento rico em anti-inflamatórios como o gengibre”, diz Nutricionista. “Portanto, adicionar isso ao gengibre pode aumentar os benefícios para a saúde, para que você possa consumir vários nutrientes ao mesmo tempo.”
Nutricionista compartilha os benefícios das doses de gengibre, além de como, fazer sua própria versão em casa.
20 benefícios do gengibre
O gengibre é uma planta de raiz com flor e, quando você bebe uma dose de gengibre, está consumindo a raiz, chamada rizoma, que foi prensada ou espremida.
O gengibre contém vitamina C, magnésio e potássio. Aqui estão alguns outros benefícios do gengibre.
Ajuda na digestão
No passado, você pode ter procurado uma cerveja de gengibre quando seu estômago estava irritado, mas o verdadeiro gengibre fresco encontrado em doses de gengibre é uma opção melhor para ajudar na digestão.
“Existem certas enzimas no gengibre que podem ajudar com o inchaço, aliviar a constipação e ajudar com náuseas”.
“Se você está sofrendo de sintomas de SII, isso pode ajudar a reduzir alguns de seus sintomas.”
O gengibre também pode ajudar com enjoos matinais e até mesmo náuseas e vômitos induzidos pelo câncer.
Alivia a dor
Graças às propriedades anti-inflamatórias e antibióticas do gengibre, uma injeção de gengibre pode ajudar a aliviar a dor.
E você pode creditar esse benefício ao gingerol, um ingrediente ativo encontrado no gengibre.
“Pesquisas mostram que o gingerol reduz a atividade e a síntese de compostos pró-inflamatórios associados à dor”, explica Nutricionista.
Estudos também mostram que o gengibre ajuda no alívio da dor a longo prazo, em vez do alívio imediato da dor.
“É importante observar que, se você estiver tomando gengibre, não notará alívio imediato da dor como faria se tomasse ibuprofeno ou acetaminofeno, mas é algo que pode ajudar a atenuar a dor a longo prazo e reduzir os sinais crônicos de inflamação.
Aumenta o seu sistema imunológico
Embora o gengibre apresente propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que podem estimular o sistema imunológico, ele também contém propriedades antivirais e antibacterianas que podem ajudar a mantê-lo saudável.
E embora o gengibre contenha vitamina C, não é uma grande quantidade. Então, é por isso que algumas doses de gengibre incluem suco de limão ou suco de laranja – para aumentar a ingestão de vitamina C.
“Consumir esses nutrientes juntos pode ajudar a aumentar a ingestão de alimentos que combatem o sistema imunológico”.
Reduz seus níveis de açúcar no sangue
Pessoas com diabetes tipo 2 geralmente não produzem insulina suficiente. Mas o gengibre pode desempenhar um papel na regulação da produção de insulina, o que pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
“Há alguma evidência de que pode melhorar a sensibilidade à insulina e pode reduzir algumas enzimas no corpo que quebram os carboidratos e aumentam o metabolismo da glicose”.
Auxilia na perda de peso
Você está constantemente em uma “dieta” e se exercitando para perder alguns quilos?
A pesquisa mostrou que o gengibre pode diminuir sua fome e aumentar quantas calorias você queima durante a digestão. Resumindo? O gengibre pode ajudar na perda de peso.
“O gengibre contém compostos que podem aumentar o efeito térmico dos alimentos, o que aumenta as calorias queimadas para decompor os alimentos”.
No entanto, apenas adicionar gengibre à sua dieta não resultará em perda de peso significativa. Em estudos , eles descobriram que apenas aumentava a queima de calorias em cerca de 50 calorias.
O gengibre também pode aumentar a grelina, um hormônio que controla os níveis de fome e pode reduzir o apetite e ajudar você a sentir menos fome.
Os benefícios do gengibre reduz o colesterol
Se o seu médico o questionou sobre o seu colesterol alto – que pode levar a doenças cardíacas – você pode querer examinar o gengibre e seus muitos benefícios.
“O gengibre pode ajudar a reduzir o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos”, diz Nutricionista.
Mas a Nutricionista também diz que, embora haja pesquisas sobre esse assunto, é necessário mais para entender completamente os efeitos do gengibre sobre o colesterol.
Beneficios do gengibre
Embora o gengibre possa parecer um ingrediente incrível, ele pode causar azia em algumas pessoas.
“É melhor diluir o suco de gengibre para evitar qualquer sintoma digestivo ao consumi-lo”, recomenda Nutricionista.
“Se você tem um sistema digestivo sensível, comece com uma pequena porção, antes de aumentar a ingestão.”
O gengibre em altas doses também pode ser um leve anticoagulante.
“Se você está pensando em incluir gengibre em sua dieta, deve conversar com seu médico, especialmente se estiver tomando medicamentos para afinar o sangue”.
Benefícios do chá de gengibre versus suplementos de gengibre
Você pode já estar incluindo o gengibre em sua dieta na forma de suplementos.
“Se você está tomando um suplemento de gengibre, não é necessário tomar uma injeção de gengibre”, afirma Nutricionista.
“Você provavelmente está recebendo uma dose mais potente do suplemento.”
Embora não haja uma quantidade recomendada de gengibre que você deva consumir diariamente, O’Neill diz que muito pode causar náusea e refluxo gástrico para alguns.
Como fazer chá de gengibre em casa
Pronto para experimentar um chá de gengibre? Embora existam muitas opções disponíveis para compra, você pode fazer chá de gengibre em casa. Nutricionista compartilha sua receita de chá de gengibre conosco:
Ingredientes
- 1/2 xícara de suco de limão fresco, de cerca de 3 a 4 limões grandes
- 1 xícara de suco de laranja ou 3 laranjas espremidas
- 2 pedaço de gengibre fresco
Ingredientes opcionais
- 1 a 3 colheres de chá de mel
- 1 a 2 pitadas de pimenta caiena
- 1/2 colher de chá de açafrão
- Traço pimenta-preta
Preparação
- Descasque o gengibre e pique em pedaços pequenos.
- Adicione todos os ingredientes a um liquidificador de alta potência.
- Despeje a mistura em uma peneira de malha fina para espremer qualquer líquido residual da polpa.
- Armazene o líquido em um recipiente grande. Para beber, meça porções de 50 a 100 grama de cada vez.
Esta receita rende cerca de seis a oito doses e dura três a cinco dias na geladeira.
“Se você é imunocomprometido, esses sucos não são pasteurizados, então eles podem estragar mais rápido e você pode ficar doente com isso”, adverte a Nutricionista.
E se tomar uma dose picante de gengibre não lhe agradar, existem outras maneiras de obter sua dose de gengibre.
“Se você não gosta do sabor de uma dose de gengibre, ainda pode usar gengibre com outros métodos de cozimento para obter seus benefícios à saúde”, diz Nutricionista.
“Inclua gengibre em um smoothie para disfarçar o sabor do gengibre. Você pode até adicioná-lo às refeições como tempero ou marinada. Os sabores de gengibre são ótimos em cozinhas asiáticas ou indianas.”
Sobre o Autor
0 Comentários