Saúde renal. Uma dieta renal é projetada para cortar sódio, fósforo e potássio. Quando você come e bebe, seu corpo absorve os nutrientes necessários para que seu corpo funcione corretamente.
A maioria dos nutrientes e minerais que seu corpo não precisa são transportados pelo sangue para os rins. Seus rins filtram esses nutrientes em excesso e produzem urina.
Mas se você tem doença renal, alguns nutrientes podem se acumular e danificar seu rim, causando mais insuficiência renal.
Uma dieta renal é uma dieta que se torna cada vez mais restritiva à medida que a função renal diminui.
Começa com você limitando seu sal e a quantidade de proteína que você come.
Uma dieta renal completa é projetada para pessoas que têm doença renal avançada ou em estágio final e precisam de diálise ou quando seus rins estão temporariamente danificados e podem se recuperar com o tempo.
No geral, comer muitas frutas, vegetais, grãos integrais e quantidades moderadas de proteína enquanto se exercita regularmente e aborda as condições médicas subjacentes são as melhores maneiras de manter os rins funcionando corretamente.
Mas se você tem doença renal, uma dieta renal pode ajudar a retardar a doença antes que ela progrida e piore.
A nutricionista compartilha quais alimentos são bons para você em uma dieta renal e quais alimentos você deve evitar completamente.
O que é uma saúde renal?
A doença renal é uma doença progressiva que piora com o tempo.
“Você não começa com seus rins falhando”. “Seus rins falham com o tempo, então, para prolongar esse tempo o máximo possível, você precisa começar a ajustar sua dieta para tentar manter a função renal que você tem”.
Uma dieta renal é frequentemente combinada com uma dieta diabética e/ou saudável para o coração para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial e ajudar a reduzir o colesterol no sangue.
A doença renal nem sempre acontece dentro de um vácuo; em vez disso, pode acontecer juntamente com outras condições, como diabetes e doenças cardíacas.
Ao se concentrar em uma dieta que ajuda a resolver cada condição, você aumenta suas chances de prolongar sua função renal.
Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a coordenar as decisões de dieta para melhor atender à condição que você está tentando melhorar ou prolongar a saúde renal.
No início de uma dieta renal, você deve se concentrar em minimizar as porções das refeições e reduzir a quantidade que come.
Isso pode ajudar com diabetes e doenças cardíacas, se você as tiver.
“Você para de comer três costeletas de porco e, em vez disso, talvez coma uma”, diz nutricionista. “Em vez de meia dúzia de ovos por semana, você tem apenas dois ou três.”
E à medida que as coisas progridem, você começa a cortar certos alimentos que afetam diretamente a função renal.
“A dieta renal é para alguém cujos rins estão funcionando 5% ou não funcionam”. “Pode ser meio complicado porque as pessoas não gostam de ouvir que não podem comer todas as coisas que gostam de comer.”
Os melhores alimentos para a saúde dos rins
A dieta renal é em grande parte cortar os alimentos que não servem bem aos seus rins.
Mas existem alguns alimentos como vegetais, frutas e proteínas que são bons para você quando consumidos em doses menores.
A principal coisa em que você deve se concentrar são os alimentos que contribuem para sua dieta saudável em geral.
Pimentões vermelhos
Os pimentões vermelhos são uma boa fonte de várias vitaminas, antioxidantes e fibras.
Eles são pobres em potássio, fósforo e sódio, então você pode continuar comendo-os mesmo que sua doença renal se desenvolva.
“Tome 1/2 xícara por dia e experimente comê-los com carnes temperadas, massas, ensopados ou comê-los crus em saladas verdes, saladas de atum ou frango, saladas de massas frias ou como salgadinhos com molhos”.
Bagas para uma saúde renal melhor
Bagas são baixas em calorias e açúcar e ricas em fibras. Eles também têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo naturalmente pobres em sódio, fósforo e potássio. A nutricionista sugere incorporar uma 1/2 xícara por dia em sua dieta.
“As bagas podem ser consumidas como lanches, como parte de saladas, em cereais, adicionadas a muffins, panquecas ou waffles”.
“Eles podem ser facilmente congelados e usados mais tarde para smoothies também.”
Peixe
“Os peixes são boas fontes de proteína de alta qualidade e possuem ácidos graxos ômega-3 anti-inflamatórios saudáveis”.
Embora possam conter quantidades moderadas de potássio e fósforo, salmão, bacalhau, linguado e atum são naturalmente pobres em sódio.
Nutricionista sugere comer peixe duas a três vezes por semana em porções moderada.
Alimentos a evitar para a saúde dos rins
Se você tem doença renal, precisará controlar a quantidade de sódio, potássio e fósforo que tem em sua dieta.
Os corpos de todos lidam com os alimentos de maneira diferente, então você deve discutir suas necessidades específicas e individuais de dieta com seu médico ou nutricionista registrado.
Enquanto isso, aqui estão algumas dicas gerais a seguir para uma boa saúde renal.
Alimentos ricos em sódio
O sódio é um mineral encontrado no sal (cloreto de sódio). E é um que muitos de nós confiamos como tempero para a maioria dos alimentos.
Infelizmente, é um dos primeiros minerais a reduzir em uma dieta renal porque afeta diretamente a capacidade do seu corpo de reter água.
“Quanto mais fluido há no corpo, mais seu coração tem que trabalhar para mover esse fluido e mais os rins têm que trabalhar para excretar esse fluido se estiver acima e além do nível que seu corpo precisa”.
“Nós não nos apegamos ao fluido. Nós o trazemos e nos livramos dele.”
Levará tempo para você se acostumar a reduzir o sal em sua dieta. No entanto, a redução de sal/sódio é uma ferramenta importante no controle de sua doença renal.
Aqui estão algumas sugestões para uma boa saúde renal:
- Não use sal ao cozinhar alimentos.
- Não coloque sal na comida ao comer.
- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos. Evite alimentos que tenham mais de 300 miligramas de sódio por porção (ou 600 miligramas para um jantar congelado completo). Evite alimentos que contenham sal nos primeiros quatro ou cinco itens da lista de ingredientes.
- Não coma presunto, bacon, salsicha, cachorro-quente, carnes de almoço, frango ou nuggets, ou sopa enlatada normal. Em vez disso, tente comer sopas com baixo teor de sódio que não tenham cloreto de potássio como ingrediente (verifique o rótulo dos alimentos). Além disso, coma apenas 1 xícara, não a lata inteira.
- Escolha apenas vegetais enlatados que digam “sem adição de sal” no rótulo.
- Não use sais aromatizados, como sal de alho, sal de cebola ou sal temperado. Não use kosher ou sal marinho.
- Certifique-se de procurar opções com menos sal ou sem adição de sal para seus alimentos favoritos, como manteiga de amendoim ou misturas de caixas.
- Não compre carnes refrigeradas ou congeladas que estejam embaladas em uma solução ou que tenham sido aromatizadas ou pré-temperadas. Esses itens podem incluir frango desossado e pedaços de frango com osso, peito de peru, perus inteiros, bifes, assados, hambúrgueres, lombo de porco e costeletas de porco.
Alimentos ricos em potássio
Quando seus rins não funcionam corretamente, o potássio se acumula no sangue. Isso pode causar alterações na forma como seu coração bate e possivelmente até levar a um ataque cardíaco.
O potássio é encontrado principalmente em frutas e vegetais, bem como leite e carnes. Você precisará evitar certas frutas e vegetais e limitar a quantidade de outros.
Alimentos ricos em potássio a serem evitados incluem:
- Melões como melão e melada. (Melancia está OK.)
- Bananas.
- Laranjas e suco de laranja.
- Abacate.
- Suco de ameixa.
- Tomate, molho de tomate e sumo de tomate.
- Feijão seco.
- Abóbora e abóbora de inverno.
- Verduras cozidas, espinafre, couve, couve e acelga.
- Brócolis e couve de Bruxelas.
- Nozes e manteigas de nozes.
- Cereais de farelo e granola.
- Substitutos do sal ou sal “lite”.
- Melaço.
Frutas enlatadas
Frutas enlatadas geralmente têm quantidades menores de potássio do que as frescas. Certifique-se de derramar o suco antes de comer a fruta.
Batatas e batatas doces bom para saúde renal
Batatas e batatas-doces precisam de um manuseio especial para permitir que você as coma em pequenas quantidades.
Descasque, corte-os em pequenas fatias ou cubos e deixe-os de molho por várias horas em uma grande quantidade de água.
Quando estiver pronto para cozinhá-los, despeje a água de molho e use uma grande quantidade de água na panela. Escorra esta água antes de prepará-los para comer.
Alimentos ricos em fósforo
“O fósforo é geralmente o último mineral com o qual começamos a ter problemas”.
“Quando você chega ao estágio quatro da doença renal e está prestes a fazer diálise, é quando seus rins não estão mais filtrando efetivamente esse mineral”.
O fósforo é outro mineral que pode se acumular no sangue quando os rins não funcionam adequadamente.
Quando isso acontece, o cálcio pode ser retirado dos ossos e pode se acumular na pele ou nos vasos sanguíneos.
A doença óssea pode então se tornar um problema, aumentando a probabilidade de você ter uma fratura óssea.
Os alimentos lácteos são a principal fonte de fósforo na dieta, portanto, limite o leite a 1 xícara por dia.
Se você usar iogurte ou queijo em vez de leite líquido, tenha apenas um recipiente de iogurte ou 1,5 de queijo por dia.
Alguns vegetais também contêm fósforo. Limite-os a 1 xícara por semana:
- Feijão seco.
- Verdes.
- Brócolis.
- Cogumelos.
- Couves de Bruxelas.
Certos cereais devem ser limitados a 1 porção por semana. Estes são:
- Farelo.
- Cereais de trigo.
- Aveia.
- Granola.
Pão branco ou italiano e biscoitos com baixo teor de sal feitos com farinha branca têm menos fósforo do que pão integral e biscoitos.
Sobre o Autor
0 Comentários