Tireoide na gravidez sintomas: causas, tratamento. Você está percebendo mudanças repentinas em seu corpo – tanto mental quanto físico durante a gravidez?
Você costuma ficar mal-humorado? Você tem ganho ou perda súbita de peso? Então, pode ser a tireoide! A tireoide durante a gravidez está entre as doenças mais comuns para a maioria das mulheres.
As duas doenças da tireoide – hipo e hipertireoidismo são bastante comuns e fáceis de tratar e regular.
Se você está sofrendo de hormônio tireoidiano durante a gravidez, quer saber tudo sobre como funciona, como cuidar, dialogar, prevenir e tratar o hormônio, e continue lendo!
Tireoide na gravidez sintomas: causas, tratamento
O que é tireoide e como o hormônio tireoidiano afeta a gravidez?
Popularmente conhecido como distúrbio do hormônio da tireóide, as doenças aqui incluem hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Eles são bastante comuns e encontrados regularmente em mulheres grávidas. A tireóide é um órgão que regula o metabolismo, o sistema nervoso e o coração de uma pessoa e está localizada no pescoço.
Embora estudos afirmem que cerca de cinco ou mais por cento das mulheres adquirem comumente doenças da tireoide durante a gravidez, o hormônio correto e controlado ou equilibrado é necessário para uma mãe e um feto saudáveis.
Visto que o bebê depende dos hormônios perfeitos para o desenvolvimento cerebral e nervoso, a glândula tireoide do feto pode ser afetada pelos níveis anormais da tireoide da mãe.
Mas por que as mães grávidas costumam ver um aumento nos níveis da tireoide? Os dois hormônios da gravidez, estrogênio e gonadotrofina coriônica humana (hCG), frequentemente contribuem para níveis anormais.
Sugere-se que sejam realizados testes regularmente para determinar se a condição existe para a futura mãe.
Se não tratada, várias dificuldades podem ocorrer, como descolamento prematuro da placenta, aborto espontâneo, restrição de crescimento e muito mais.
Deixe-nos saber tudo sobre os tipos de tireóide que podem ocorrer em uma mulher grávida e como gerenciá-los.
Veja mais: sintomas e tratamento do diabetes gestacional
Quais são os principais tipos de doenças da tireóide na gravidez?
Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de doenças da tireoide durante a gravidez. Aqui estão dois tipos de distúrbios da tireoide, comumente conhecidos.
Hipotireoidismo:
No hipotireoidismo, também conhecido como tireoide hipoativa, o hormônio tireoidiano do adulto é deficiente.
É também conhecida como doença de Hashimoto ou distúrbio autoimune, que pode causar inflamação da glândula tireoide.
Aqui, a glândula tireoide não está produzindo os hormônios necessários. Muitas vezes, é afetada principalmente por mulheres que já foram diagnosticadas com a doença no passado ou mesmo por aquelas que têm um histórico familiar de ter experimentado a doença.
Hipertireoidismo:
O hipertireoidismo é ter uma glândula tireoide hiperativa. Aqui, a glândula está produzindo mais tireoide do que o necessário para o corpo e o metabolismo.
Doravante, essa condição acelera o metabolismo do corpo. É também chamada de doença de Grave em mulheres grávidas ou durante a gravidez.
Deixe-nos saber agora tudo sobre tireoide para mulheres grávidas, como diagnosticar, causas e tratamento.
Hipotireoidismo na gravidez:
Como vimos, o caso de hipotireoidismo na mãe grávida é aquele em que o corpo não produz hormônios suficientes ou necessários.
Isso pode causar lentidão, funcionamento lento da aptidão física e mental e saúde geral. Isso pode ter várias causas e efeitos, e os sintomas variam de forma bastante diferente para várias mulheres, de acordo com suas mudanças corporais.
Os motivos, sintomas e tratamento de diagnóstico para hipotireoidismo na gravidez incluem.
Causas:
O motivo mais comum e frequente de tireoide durante a gravidez (hipotireoidismo) é a doença de Hashimoto.
Esse distúrbio autoimune faz com que o sistema imunológico ataque e produza anticorpos que lutam contra a glândula tireoide.
Outra causa comum de hipotireoidismo também é devido a medicamentos pesados ou tratamento para a glândula tireoide hiperativa.
Pessoas com histórico familiar ou distúrbio prévio da glândula tireoide geralmente podem causar a doença novamente.
Sintomas:
Embora os sintomas possam não ser os mesmos em todas as mulheres grávidas, os mais comuns para distúrbios da tireoide durante a gravidez incluem:
- Cansaço e falta de energia corporal
- Fechando pálpebras
- Ganho de peso ou mudanças de peso pesado
- Prisão de ventre
- Rosto inchado
- Dor nas articulações
- Pele e cabelos secos ou ásperos
- Cãibras musculares
- Preocupações de pulso lento
- Dores perto das mãos
- Ansiedade e confusão
Os sintomas listados acima podem não aparecer imediatamente e às vezes são difíceis de notar. A maioria das mulheres e mães grávidas perdem os estágios iniciais da doença da tireoide, pois não há registro ou sintomas detectados.
Efeito do hipotireoidismo em mulheres grávidas e bebês:
O hipotireoidismo pode ter vários efeitos adversos na mãe grávida. Se não forem diagnosticadas ou tratadas a tempo, essas complicações da tireoide e da gravidez incluem aborto espontâneo, dores musculares e fraqueza extrema, insuficiência cardíaca congestiva, anormalidades placentárias, pré-eclâmpsia e hemorragia ou sangramento pós-parto.
Esses problemas de tireoide na gravidez podem aumentar se houver um problema grave de hipotireoidismo.
Pode haver efeitos críticos no desenvolvimento do feto e do bebê. O cérebro e o desenvolvimento físico do bebê dependem do perfeito funcionamento da glândula tireoide.
Se não for reconhecido, pode haver alterações neurológicas, cognitivas e outras anormalidades do desenvolvimento do bebê.
Como diagnosticar:
Geralmente, o médico ou endocrinologista realizará um exame físico abrangente e o perfil do teste da tireoide para detectar e diagnosticar a condição de hipotireoidismo.
Amostras de sangue são coletadas para testar a glândula tireoide em três formas, T3, T4 e TSH, e verificar se a glândula está funcionando bem.
Este teste da tireoide ajuda a entender os níveis da tireoide durante a gravidez. Além disso, conforme necessário, históricos médicos anteriores e registros médicos familiares podem ser procurados para compreender o funcionamento da tireoide no corpo.
Como tratar o hipertireoidismo durante a gravidez:
Dependendo do nível de TSH, o médico tratará o hipotireoidismo em mulheres grávidas, repondo o hormônio tireoidiano. As dosagens de Levotiroxina / Tiroxina são administradas conforme necessário e para reativar o problema da tireoide hipoativa na gravidez.
Doses mais altas podem ser prescritas inicialmente pelo médico para aumentar os níveis do hormônio tireoidiano e equilibrar as glândulas sob atividade.
Se a gestante já apresentar o problema antes de engravidar, as dosagens podem ser aumentadas conforme a necessidade do médico.
Além disso, os testes e diagnósticos regulares devem continuar a regular e monitorar o nível da tireoide.
Para mulheres grávidas e futuras mamães, o exame de rotina da tireoide é realizado em intervalos específicos para rastrear a glândula.
Medicamentos e vitaminas adicionais serão administrados de acordo com as necessidades físicas da mãe.
Veja mais: Remédio caseiro para tireoide que emagrece
Hipertireoidismo e gravidez:
Por outro lado, o hipertireoidismo é uma glândula tireoide hiperativa do que o corpo precisa ou exige. Isso leva a um aumento no metabolismo da taxa corporal. Aqui estão as causas, sintomas e tratamento relacionados ao hipertireoidismo.
Causas:
A doença de Graves é o motivo mais comum de hipertireoidismo durante a fase de gravidez.
Esta é uma doença auto-imune que pode levar a uma quantidade excessiva de anticorpos produtores do hormônio tireoidiano do que o necessário.
Isso, por sua vez, leva a um aumento da glândula tireoide ou aumento da tireoide. Outra causa incomum pode ser os níveis elevados do hormônio da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana (hCG).
Sintomas:
Os sintomas mais comuns de hipertireoidismo ou tireoide hiperativa durante a gravidez incluem os seguintes:
- Perda de peso ou perda drástica de peso
- Alimentação excessiva e taxa de metabolismo
- Problemas nos padrões de sono
- Batimento cardíaco acelerado
- Sentindo-se irritado
- Ansiedade
- Suando
- Tremendo ou tremendo de mãos e dedos
- Fraqueza em áreas musculares
- Vermelhidão ou irritação perto dos olhos
- Diarréia
- Intestino irritado e momentos intestinais anormais
Embora os sintomas de hipertireoidismo possam não ser observados ou detectados imediatamente, eles podem começar a aparecer com o tempo.
Efeito do hipertireoidismo em mulheres grávidas e bebês:
Pode haver complicações e preocupações graves se a condição de hipertireoidismo não for tratada para mães grávidas.
Esta tireóide pode afetar negativamente a gravidez. Maus-tratos ou nenhum tratamento podem causar pré-eclâmpsia e parto prematuro. Os outros problemas incluem perda fetal, baixo peso do bebê ao nascer e desenvolvimento anormal do feto.
Intervenção e tratamento oportunos são necessários para evitar complicações graves e agravamento da gravidez no terceiro trimestre.
O hipertireoidismo não controlado para a mãe pode levar a várias preocupações para o bebê.
Bebês prematuros, natimortos, batimentos cardíacos mais rápidos, malformações e deficiências congênitas são comumente observados devido a essa condição.
Esses níveis muito altos de hormônio abruptamente e atuam contra a glândula tireóide do bebê. Também há casos de hipertireoidismo neonatal devido à doença de Grave da mãe.
Como diagnosticar hipertireoidismo:
Os testes usuais da tireoide são feitos por meio de amostras de sangue para observar os níveis de T3, T4 e TSH para entender os problemas da tireoide durante a gravidez.
Com base nos relatórios, exames físicos e outros sintomas, o profissional de saúde ou médico fornecerá os medicamentos adequados e o tratamento necessário para uma mulher grávida e um bebê saudáveis.
Como tratar o hipertireoidismo durante a gravidez:
Dependendo da gravidade e das preocupações da condição, as opções de tratamento para hipertireoidismo podem ser diferentes.
Os níveis leves podem ser regulados apenas por medicamentos. São prescritos medicamentos antitireoidianos e pílulas. Isso ajuda a impedir que a tireoide produza novos hormônios no corpo.
Caso esse método não seja prático, procedimentos cirúrgicos podem ser realizados no segundo trimestre para retirada do excesso de glândula tireoide.
Este pode ser um método extremo usado para regular a preocupação completamente. Outra prática comum é o radioiodo para tratar o hipertireoidismo em mães grávidas.
Isso destrói a glândula tireoide e às vezes também pode levar ao problema de hipotireoidismo.
Os endocrinologistas podem usar beta-bloqueadores para controlar a situação em caso de crescimento fetal prejudicado pesado e complicações graves.
Tireoidite pós-parto:
A condição de tireoidite pós-parto, embora rara entre as puérperas, é a condição de ter uma tireoide inflamada após o parto. A forte inflamação empurra o hormônio tireoidiano para vazar da glândula tireoide, aumentando os níveis de hormônio no sangue e resultando em hipertireoidismo.
Embora a condição de hipertireoidismo possa levar a alguns meses, a tireoide subativa posteriormente convertida em (hipotireoidismo) pode durar até um ano também. Aqui estão as possíveis causas, sintomas e tratamento para tireoidite pós-parto.
Causas: Tireoide na gravidez sintomas: causas, tratamento
Como a doença de Hashimoto ou a condição auto-imune, a tireoidite pós-parto só é causada após o parto da mulher grávida. A situação é rara de acontecer. No entanto, é tratável.
Sintomas:
Frequentemente, os sintomas da tireoidite são confundidos com enjoo ou cansaço devido ao parto de um bebê.
Uma vez que a condição é causada após o parto, existem sintomas como cansaço, sentimentos de mau humor e cólicas.
Outros sintomas do hipotireoidismo também podem ser prevalentes, como dificuldade para dormir, pele seca, formigamento nas mãos ou nas pernas, frio e assim por diante.
É essencial consultar e falar com o médico imediatamente se você sentir mau humor e cansaço para verificar e diagnosticar a condição. Tireoide na gravidez sintomas: causas, tratamento
Diagnóstico:
Qualquer um dos sintomas mencionados acima pode ser observado na nova mãe; o médico realiza exames de sangue e exames físicos para verificar e compreender os níveis de hormônio da tireoide.
Tratamento: Tireoide na gravidez sintomas: causas, tratamento
O tratamento da doença da tireoide durante a gravidez e o pós-parto difere de pessoa para pessoa. Na maioria das vezes, isso não precisa de nenhum tratamento e pode ficar bem após alguns meses após o parto.
No entanto, se a condição se tornar problemática, o médico pode examinar e prescrever medicamentos como betabloqueadores para reduzir o controle excessivo da frequência cardíaca.
A maioria dos medicamentos antitireoidianos pode não funcionar nessa situação específica, a menos que a nova mãe já tenha a doença de Grave.
Gradualmente, se houver sintomas de hipotireoidismo depois de alguns meses, o médico pode examinar, diagnosticar e prescrever medicamentos para ajudar e controlar o hormônio.
Dieta a seguir durante a gravidez para o controle da tireoide:
Para gestantes, existe uma dieta regulatória específica a ser seguida para o controle e equilíbrio dos hormônios tireoidianos. É essencial evitar e ingerir certos alimentos e dietas adequadas para o melhor da saúde – tanto da mãe quanto do feto. A dieta da tireoide recomendada para a gravidez é,
Uma dieta saudável é fundamental. É bom ter uma ingestão satisfatória de frutas e vegetais, inclusive grãos inteiros.
Óleos saudáveis, como azeite de oliva, são recomendados durante o processo de cozimento
As proteínas são boas para a saúde. Proteína de fonte magra, como de peixe, é altamente recomendada
Alto teor de iodo deve sempre ser evitado
Evite grandes quantidades de soja e proteínas relacionadas
Reduza carboidratos e gorduras ruins. Embora nozes, sementes, leguminosas, queijo, leite e outras gorduras trans sejam boas para ir, é aconselhável minimizar refrigerantes, álcool, bebidas açucaradas refinadas, substâncias açucaradas, batatas fritas, alimentos embalados, doces e mais comida sem qualidade.
Uma alta ingestão de fibra alimentar é sempre uma vantagem.
Exercícios e atividades de estilo de vida sugeridas para controlar a tireoide durante a gravidez:
Exercícios regulares e vida ativa são recomendados junto com medicamentos para controlar a tireoide durante a gravidez. Tireoide na gravidez sintomas: causas, tratamento
Uma rotina diária pode ajudar a controlar melhor a tireoide e o bem-estar geral, condicionamento físico e gravidez suave. Ele estimula o metabolismo, melhora o sono, melhora o humor e também a sua energia.
Durante a gravidez, exercícios de baixo impacto e aqueles treinos sem nenhum estresse são recomendados para as gestantes.
Caminhada, ioga e natação são os mais comumente defendidos. No entanto, é recomendável sempre verificar sua condição de saúde e aptidão física geral com seu médico antes de fazer qualquer exercício ou regime de condicionamento físico sozinho.
A tireoide durante a gravidez é a condição mais comumente conhecida em várias futuras mães.
Esperamos que este guia detalhado e bem pesquisado sobre a doença ajude a compreender melhor o sintoma e a condição.
Por favor, verifique com seu médico para mais detalhes e verificações personalizadas em caso de tratamento da tireoide para a gravidez.
Isenção de responsabilidade:
Este guia sobre hormônios tireoidianos durante a gravidez é apenas para fins informativos e de conhecimento.
Por favor, certifique-se de verificar com seu médico de família ou profissional médico para mais informações e perfil geral de saúde.
Não tome nenhum medicamento, tratamento ou providências por conta própria, sem envolver o médico.
Sobre o Autor
0 Comentários